NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

segunda-feira, 28 de março de 2011

Pesca no Azul - Workshop

Realiza-se no dia 16 de Abril na Quinta das Pedras Altas, em Alverca, o 1º Workshop sobre caça no Azul.

O evento é organizado pelo Forum Teampescasub e conta com o apoio do C.N.O.C.A. Esta iniciativa justifica-se pela importância que o nosso país tem na panorâmica da Caça no Azul a nível internacional, designadamente o facto de ser o único país da Europa com records oficiais IBSRC, 3 records do Mundo no total, um núnero superior a países como a Nova Zelandia e a Austrália.

A iniciativa conta com o alto patrocinio da IBSRC (International Bluewater Speafishing Records Comittee), desigandamente com a participação activa do seu presidente, o veterano Terry Maas, de quem será lida uma mensagem dirigida aos caçadores portugueses na sessão de abertura do evento. Outras prestigiadas instituições internacionais associaram o seu nome à iniciativa, caso da DiveWise e DFAC, bem como mais de 20 marcas de equipamento. No ambito do Workshop haverá uma exposição de material entrega de diplomas e dossiers técnicos, bem como sorteio de prémios oferecidos pelas marcas.


Participem...

domingo, 27 de março de 2011

FPAS: Regional Centro 2011

No passado fim-de-semana, dias 19 e 20 de Março em Cascais, realizou-se o Regional Centro de PescaSub.

O CNOCA fez-se representar por 2 dos seus sócios, Hugo da Guia e João Guerreiro, para estes a 1ª experiência em competição, a qual teve um balanço muito positivo (satisfatório considera o João Guerreiro a título particular).

A prova:
No 1º dia de prova o mar tinha um "toque" e a água não era muito limpa (embora dentro de água todos tivessem sido surpreendidos, visto que se esperava ainda pior), 2/3 m de visibilidade. O peixe escasso, praticamente só tainhas. Neste dia o Guia apanhou 4 tainhas e um safio (tainhas todas pontuáveis uma das quais com 1.855g, o safio não pesou) e o João Guerreiro fez a cota das tainhas contudo nem todas pontuaram (pesou 2 tainhas). Este último levou ainda um bom choco para casa.

As previsões para o 2º dia eram de mar mais calmo e água mais limpa, contudo essas não se verificaram e tivemos mais um dia em que o mar encostado tinha alguma força e a água quase sempre suja, 2/3m de visibilidade. Como também se esperava apareceram outros peixes em maior quantidade, salemas, alguns robalos (embora poucos), sargos e uma ou outra abrótea. Neste dia o Guia capturou 11 tainhas (8 pontuáveis. 3 não pontuaram pois pesaram 2 delas 495g e uma outra com 480g) o Guerreiro com uma pesca vistosa e mais diversificada sofreu com as penalizações, levou à pesagem 15 peixes: 6 salemas e 9 tainhas (pontuou 6 peixes já que os outros 9 não tinham o peso mínimo, tendo mesmo 4 deles penalizado. este atleta não foi o único a ser penalizado contudo aos da casa custa mais ver e .....).

Os Resultados:
1ª Jornada

2ª Jornada

Final - Clubes

Final - Individual

Para uma versão mais geral ver: http://www.fpas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=71:campeonato-regional-centro-pesca-submarina-2011-&catid=19:noticias

Como resumo, considero a participação do nosso clube um sucesso, visto os resultados individuais e colectivos serem de destaque. Lembro que foi a 1ª experiência destes atletas e que tudo aconteceu em circunstâncias muito especiais, que podem ser contadas brevemente, quem sabe no próximo encontro do CNOCA.


Obrigado,

Hugo da Guia,
o seccionista.