NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Troféu de Pesca Submarina "Almirante Andrade e Silva"

 

Peniche, 01 de Junho de 2014 – Troféu de Pesca Submarina "Almirante Andrade e Silva", Duplas á barbatana
Organização: CNOCA e Clube Naval de Peniche

No dia 01 de Junho, pelas 0800 encontravam-se os atletas na Papoa para briefing para o encontro, contudo e tal como se suspeitava, o mar apresentava condições pouco favoráveis para a prática de caça submarina, o vento estava forte, a ondulação era considerável e a água estava tapada na zona. Verificadas estas condições a organização do evento teve a necessidade de alterar a zona de prova para a zona a sul de Peniche com local de encontro e entrada na água no Portinho da Areia. A zona de reserva apresentava condições excelentes para a prática desta modalidade contudo não era o melhor local no que se refere á possibilidade de haver capturas em grande quantidade. Antes de entrarmos na água já tínhamos consciência de que só como muita insistência iriamos capturar alguns peixes pontuáveis.
 
Pelas 09:15 deu-se inicio á prova. A minha dupla já tinha traçado um plano para a prova, assim nadamos o mais rápido possível cerca de 1700 metros até atingirmos o extremo norte da área de reserva, zona esta onde esperávamos encontrar mais vida, de seguida caçaríamos ai e depois afastávamo-nos de terra caçando mais fundo em direcção a sul, aproveitando a ondulação e o vento a nosso favor no trajecto de volta. O trânsito para norte foi duro, contra a corrente e pelo caminho não tínhamos visto nenhum peixe digno de registo, com excepção de alguns peixes porco que encontrámos e que aproveitámos para capturar os dois maiores exemplares do cardume, completando assim a cota desta espécie, portanto já não íamos a zero e com a escassez desta zona todo o peixe era bom…

Na área em frente á ponta das gaivotas encontrámos excelentes buracos e fendas mas estavam todas vazias, nem pequenos peixes vimos por lá, pelas 11:00 decidimos começar a caçar mais fundo e assim que nos afastámos para águas mais fundas encontrámos um zona quente onde capturámos um salmonete que não pontuou por 15 gramas e uma abrótea com 1,7Kg que viria a ser o maior exemplar da prova.

Por fora andámos a caçar até á profundidade máxima de 18 metros onde vimos bastantes salmonetes grandes, mas o azar também foi connosco e acabámos por rasgar cinco salmonetes e dois sargos, havia bodiões mas todos eles sem peso mínimo para a pesagem por isso nem arriscamos em capturá-los, em todos os mergulhos apenas capturámos um bodião digno de levar á pesagem. A caça mais funda apesar de não ter proporcionado mais capturas revelou-se interessante pois vimos várias bicas, choupas, alguns pargos, douradas e robalotes, mas este peixe além de pouco e pequeno nunca entrou numa espera.

Como estávamos bastante longe da linha de costa ainda fomos surpreendidos pelos veleiros que estavam a participar numa regata que alguns passaram mesmo por cima de nós em alguns mergulhos, por isso e por estarmos já bastante cansados começamos a nadar para o ponto de saída de maneira a cumprirmos com o horário limite que era 13:15.



Concluindo, pesámos cinco peixes, quatro deles pontuaram com uma boa margem, o que garantiu o terceiro lugar e o prémio de maior exemplar.
 
A zona de reserva, mesmo com o mar calmo, revelou-se bastante dura porque obrigou a uma dedicação e esforço máximo por parte de todos os atletas, pois o peixe era muito pouco e tímido, todas as técnicas aprendidas pareciam poucas…

No final, e mesmo com pouco peixe, fazemos um balanço bastante positivo deste Troféu, porque, além de homenagear um grande homem, o Almirante Andrade e Silva, este representou uma reunião de vários amigos que partilham a mesma paixão por este apaixonante desporto, a Pesca Submarina!

Jorge Luz / João Guerreiro