NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

sábado, 7 de maio de 2016

Campeonato Regional Continental de Pesca Submarina, I Troféu António Bessone Basto e I Troféu de Veteranos



Nos dias 30 de abril e 1 de Maio de 2016, realizou-se o campeonato regional continental de pesca submarina, nas águas de Cascais, e em paralelo no dia 1 de Maio o I Troféu António Bessone Basto e I Troféu de veteranos, prova a contar para a taça de Portugal.
As previsões meteorológicas deixavam algumas pessoas com dúvidas mas vieram a revelar-se aceitáveis para a prática da modalidade, as águas tinham uma visibilidade satisfatória e pouca força de fundo.


No primeiro dia a prova, que decorreu entre a Pedra do Homem e a antena de telecomunicações “disfarçada” de pinheiro (perto do forte dos oitavos), estiveram presentes 16 atletas, sendo de destacar o excelente convívio e o ambiente de camaradagem que se fizeram sentir, tanto na reunião dos atletas, como na entrada para a água.



Já a competição, neste primeiro dia, foi renhida e as capturas foram variadas, com o Paulo Silva, do Clube de Vela de Lagos, e o Humberto Silva, do Estoril-Praia, a apresentarem à saída bonitas pescas, mas ainda assim a serem batidos pelo atleta do CNOCA, João Guerreiro. O Guerreiro destacou-se com uma excelente pesca, onde pontuavam as tainhas, acabando por ficar em primeiro da jornada. Assim, os três primeiros lugares do dia foram preenchidos por estes atletas conforme se indica: 1º João Guerreiro (CNOCA), 2º Paulo Silva (Clube Vela de Lagos), 3º Humberto Silva (Estoril Praia). O outro atleta do CNOCA Tiago Mota classificou-se em 10º lugar.



No segundo dia e com o I Troféu António Bessone Basto e Troféu de Veteranos, a decorrer em paralelo, compareceram vários nomes da pesca submarina nacional de competição, tais como três atletas da selecção portuguesa de pesca submarina e outros antigos atletas de competição.
Após alguma demora na decisão do local de entrada na água, foi decidida a entrada no forte dos oitavos, delimitando-se a área de prova entre a Pedra do Homem e a praia da Crismina, a norte do cabo Raso. Mais uma vez pontuou o excelente convívio e o ambiente divertido e descontraído que se fizeram sentir, com o Toni Bessone, o homenageado do dia, a contagiar todos com a sua boa disposição.


Após as 5 horas de prova, os três primeiros atletas do regional neste segundo dia foram o Humberto Silva (Estoril Praia), o João Guerreiro (CNOCA) e o Rui Cardoso (Individual), por esta ordem. Já o Paulo Silva (Clube de Vela de Lagos), 2º no dia anterior, teve uma prestação mais modesta ficando em 7º. O outro atleta do CNOCA em competição, Tiago Mota, fez também uma boa pesca assegurando o 5º lugar do regional nesta 2ª jornada.
Entre os primeiros, o Humberto Silva apresentava uma pesca bonita e variada e que se percebia que, com as bonificações por espécie, poderia até vir a ameaçar o primeiro lugar do João Guerreiro (CNOCA), cuja estratégia nesse dia, mantendo a aposta nas tainhas, se viria a mostrar menos profícua.
No Troféu António Bessone Bastos, o 1º lugar foi para o André Domingues, com uma espectacular pesca com 30 peixes válidos! O Humberto Silva, ficou em 2º lugar com as 19 peças que lhe asseguraram o 1º lugar do dia no regional, e, entre este e o João Guerreiro, que neste Troféu ficou em 5º, intrometeram-se o João Peixeiro (3º) e o Pedro Domingues (4º).


No Troféu Veteranos o pódio foi constituído pelos seguintes atletas: em 1º o Paulo Alves, antigo campeão que aqui voltou às vitórias, em 2º o Paulo Silva e em 3º o João Olaio.
No regional encontrava-se em aberto quem ocuparia o 1º lugar… Realizadas as pesagens, Humberto Silva com uma pesca muito composta e variada neste segundo dia sagrava-se campeão regional, tendo o nosso João Guerreiro, não obstante a sua boa prestação em ambos os dias, descido para o 2º lugar e o Paulo Silva para 3º. O outro atleta do CNOCA, Tiago Mota, classificou-se em 7º lugar na geral.


No entanto, por clubes, o CNOCA acabaria por se sagrar campeão regional do continente, tendo a classificação por clubes sido a seguinte: 1ºCNOCA, 2º Estoril Praia, 3º Clube Vela Lagos.


Parabéns pois aos atletas, à organização, à FPAS, aos apoios/patrocinadores e a todos os que compareceram a apoiar o evento, e que, desta forma, contribuíram para um grande evento da Pesca Submarina e (mais) uma merecida homenagem ao grande atleta deste desporto, o Toni Bessone.


E sobretudo parabéns aos atletas do CNOCA pela sua excelente prestação que permitiu ao clube assegurar um 2º e um 7º lugares individuais e sagrar-se campeão regional do continente por clubes.

Ao João Guerreiro e ao Tiago Mota, BZ !!!


Sem comentários:

Enviar um comentário