Olá a todos! Com o chegar do tempo quente chegam os cardumes de Peixe-porco, peixe fácil de capturar, mas de inegável valor gastronómico. Assim, naturalmente, todos os pescadores submarinos acabam por os capturar, mas depois o que lhes fazer? Aqui vai uma receita Peruana, apropriada para o tempo quente, por se tratar de uma saborosa salada fria. Esta é uma receita que me foi passada há uns anos pelo mestre Pacheco que permite que com um filete, meia dúzia de ingredientes e sem lume, se faça um verdadeiro manjar que tanto se pode comer como entrada como se de marisco se tratásse, como pode constituir uma boa e saudável refeição, acompanhado de batatas cozidas ou de um simples arroz.
1. Separar a pele. Faço-o correndo a faca à volta do peixe e depois separando a pele com a faca;
2. Retirar os 4 pedaços de filete;
3. Retirar a fila de espinhas ao centro;
4. Cortar em pedaços pequenos;
5. Ensopar em limão durante 1 hora;
6. Cortar em pedaços cebola, cornichons e pimento em picles;
7. Espremer bem o limão do peixe e juntar tudo. Depois adicionar ervas tais como: coentros, manjericão, coentro vietnamita ou poejo… ou outras a gosto J;
E está Pronto!!!
BOM APETITE e BONS MERGULHOS!
Nuno Rosado
Confirmo que é de facto uma excelente maneira de comer o peixe-porco! Este ano ainda não vi muitos, mas quando estive nos Açores apanhei-os de propósito para fazer esta receita duas vezes.
ResponderEliminarAbraço
Exelente Chef Rosado
ResponderEliminar