NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Resultados - IX Troféu de Pesca-submarina do Dia da Marinha 2017, Campeonato Nacional de Duplas e Troféu Herculano Trovão

        Realizou-se no passado domingo, dia 7 de maio de 2017, após adiamento de um dia, a 9ª edição do Troféu de Pesca Submarina do Dia da Marinha de duplas à barbatana. Prova que como tem vindo sendo hábito, se desenrolou em paralelo com o Campeonato Nacional de Duplas da modalidade e com o Troféu Herculano Trovão, sendo que este último visa distinguir os maiores exemplares por dupla.
         A organização que contou com 30 atletas, ou seja, 15 duplas, viu-se obrigada em utilizar o dia de reserva, uma vez que o sábado não reunia condições para a realização do evento. Assim, mesmo com a dúvida de muitos atletas, no dia 7, após a concentração, todos puderam confirmar que as condições eram favoráveis e, já dentro de água, viriam a constatar que a visibilidade estava muito acima da esperada. Assim, o mar tinha cerca de um metro de Oeste, o vento apresentou-se quase sempre fraco e de várias direções, a água com os seus 17 graus e uma visibilidade muito variável, conforme as zonas, indo desde o metro e meio até aos 11 metros, a maré na enchente.
       Pelas 9 horas os atletas dividiram-se pelos dois pontos mais propícios para entrar, um mais a Norte e outro a Sul da praia, sendo que alguns procuraram zonas mais fundas e por fora. Os resultados foram posteriormente aparecendo, pois todas as duplas pontuaram. Quase todas as duplas aproveitaram as 5 horas de prova, com a exceção da dupla Filipe Vieira e André Gil, que saíram a meio da prova com 2 belos sargos.
Dupla da "casa" Filipe Vieira e André Gil.
        Na última hora praticamente todas as duplas exploraram a zona contígua à rebentação, o que permitiu ainda pendurar mais alguns espécimes nos enfiões e sair sem percalços (excepto o Jody Lot que ao que parece ainda se enrolou... acontece aos melhores)!
As restantes duplas do clube, Hugo da Guia / Tiago Mota e Nuno Rosado /António Mourinha. 
        Já na areia, os pescadores declaram o número de capturas, tiraram a fotografia da praxe e seguiram rampa (agora escadas) acima, quase sempre na companhia animada do Toni Bessone, que fez questão de se juntar a esta festa da Pesca Submarina. Os maiores e mais raros peixes foram logo aqui identificados, alguns serras, um grande robalo, alguns pargos sêmeas, algumas saimas e abróteas...
        Posteriormente todos se dirigiram para a sede do CNOCA, na Base Naval de Lisboa, local onde, após um primeiro snack para acalmar a fome, se viriam a realizar as pesagens, com a já costumeira colaboração do Paulo “Francês”, desta vez estranhamente mais sossegado que o costume. Seguiu-se posteriormente a doação de grande parte do pescado à instituição particular de solidariedade social Associação Vale de Açór.
Doação do pescado à Associação Vale de Açór.
        Depois seguiu-se o almoço, à base de carne grelhada e, posteriormente, o sorteio de material e a entrega de prémios, sempre com a intervenção bem disposta e animada do Toni Bessone.
Primeiramente foram entregues os prémios do Troféu Herculano Trovão e posteriormente do IX Troféu de Pesca Submarina do Dia da Marinha de 2017:
Seguido dos prémios de Clubes no Campeonato Nacional de Duplas de 2017 e dos prémios do Campeonato Nacional de Duplas de 2017:

Os pódios estavam entregues às duplas e Clubes que se distinguiram pelo número e tamanho das capturas nas pesagens, tendo a classificação final considerando todas as duplas, ficado na seguinte ordem:
Classificação Troféu Herculano Trovão
Classificação IX Troféu de Pesca-submarina do Dia da Marinha 2017 - duplas à barbatana
Classificação do Campeonato Nacional de Pesca-submarina 2017 por Clubes
Classificação do Campeonato Nacional de Pesca-submarina de Duplas 2017
        A Secção de Pesca Submarina e Apneia do CNOCA agradece profundamente a todos os atletas participantes que, mesmo no dia da mãe e com algumas dúvidas no que concerne às condições oceanográficas, marcaram numerosa presença, aos patrocinadores, HsDrop, Beuchat, SparusSub e Fanatik, à Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, à Marinha e a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para mais esta festa da Pesca Submarina nacional.

Obrigado a todos e já sabem, para o ano é no dia 5 de maio.


Bons mergulhos!
A Secção,

Sem comentários:

Enviar um comentário