NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

As Aventuras da CNOCASUB: Peniche 12/2013

No ínício deste mês (dezembro) e após muitos dias de mar bom, começaram os desafios no "grupo do costume" para fazermos uma pescaria..... sugeri uma saída na CNOCASUB em Peniche.

Assim, acabamos por ir 6 camaradas da pesca-submarina. A viagem como não podia deixar de ser, começou com um grande engarrafamento na 25 de abril, passou por um problema no jipe, o qual teve de ser trocado ainda na zona de Lisboa, e consequentemente com um grande atraso. Na viagem interminável eu ia rezando para que a noite mal dormida devido a uma crise de alergia não limitasse o mergulho. Após chegarmos e tratar de colocar o barco na água e arrumar todas as tralhas, zarpamos.

A 1ª caída foi logo por fora dos molhes. Eu insisti para que assim fosse, pois queria saber se iria conseguir mergulhar. Nos primeiros mergulhos apercebi-me logo que não iria dar.... até aos 3-4 metros com insistência até conseguia ir mas, para baixo dessa profundidade - NADA. Fiquei irritado, pois havia vida, uns salmonetes pousados na areia e a visibilidade era toda (mais de 10 metros). Aqui o nosso amigo Rana, o homem da casa, fez das suas e em 30 min de água, um safio e dois belos sargos. Com todos no barco propos começarmos por mariscar na zona da Foz do Arelho, pois era a única coisa que podia aspirar e talvez conseguisse ir a uma zona de sargos baixinha que conheço.
No percurso íamos falando de grandes pescarias, distingo uma do Rana, uma de grandes robalos num buraco de difícil acesso, onde alguns amigos dele e nossos conhecidos tinham apanhado uns peixes. Isto entre muita conversa e as minhas lamentações, pois achava que pouco mais me esperava a não ser a função de barqueiro.
Já a mais de meio caminho e com água duvidosa, vê-se uma zona de pedra e rebentação. Decidem parar por ali e com todos praticamente na água decidi também fazer mais uma tentativa. A visibilidade na zona onde entramos era de 1 a 2 metros.... e mesmo sem mergulhar fui avançando para Norte. Acabei por entrar num mundo à parte de água limpa. Segundos depois de entrar nessa zona surge um cardume de robalotes e alguns sargos. Começou a pesca. O primeiro mergulho custou, bem como o segundo e não conseguia atingir o fundo (4 a 6 m) mas, no 3º ou 4º mergulho acabei por conseguir alcançar o fundo e numa passagem/buraco capturei um belo sargo. Nos 35 minutos que se seguiram fiz a pesca e o André ainda gravou uma imagens (https://www.youtube.com/watch?v=f5Zd0hd4ZoM&feature=youtu.be). Encontrava-me eu sobre o sítio, passou o Rana por mim e disse "Ai meu safado, era este o sítio que vos falei!".

Acabamos ainda por parar na Papoa e eu estava num dia SIM, em poucos minutos capturei mais um belo sargo e um chaliço. No final, mais alguns polvos e uma abrótea faziam parte do enfião:



Com os melhores cumprimentos e com votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo,

HdaG
PS- que 2014 traga muitos convívios e relatos (capturas) emocionantes.