NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

domingo, 17 de abril de 2011

Pesca Sub no Algarve: à procura de um Troféu.



Umas férias retemperadoras no Algarve foram o pretexto ideal para poder efectuar uns mergulhos nestas águas, procurando melhorar a forma e, porque mais comum nesta zona do país, esperando, quem sabe, a captura de um troféu há muito desejado: o Pargo, na forma de qualquer das espécies que ocorrem no nosso mar, o Legítimo, o Dentudo (este alvo de uma captura recente do camarada Santana precisamente no Algarve), o Mulato e o Sémia (este o mais gastronómico de todos), entre outros menos comuns.

Os primeiros dois mergulhos, efectuados com água um pouco turva e um levante fraco, serviram apenas para um recuperar de forma e para efectuar algum reconhecimento local, pouco mais valendo em termos de capturas que alguns chocos e polvos. Quando já me sentia em melhor forma e em condições de não fazer má figura telefonei então a dois amigos da zona com barco e que me poderiam levar às baixas por fora onde poderia procurar os troféus desejados. Contudo não tive sorte: um estava na Flórida em formação, enquanto o outro estava envolvido nas operações de recuperação de uma traineira que se tinha afundado no porto de pesca de Portimão... Tinha que procurar safar-me sozinho...
Depois de uma rápida visita a uma das Lanchas atracadas no PAN Portimão na qual pude observar nas cartas náuticas a posição de algumas baixas relativamente próximas de costa, havia agora que procurar localizá-las dentro de água, a parte mais difícil. Mas como quem não procura não acha, no dia com melhores condições de mar lá pus pés ao caminho, que é como quem diz barbatanas à água!

Depois de muito labutar lá dei com as malfadadas baixas e logo aos primeiros "agachons" entra um Pargo Sémia de tamanho que indiciava ter entre um e dois kilos, mas entrou do lado das barbatanas... Nas esperas seguintes virei-me ao contrário e na segunda lá entrou ele outra vez aproximando-se a ziguezaguear, olhando-me ora com um olho, ora com o outro, como que a medir as distâncias ... ou a preparar-se para partir. Quando achei que já estava a distância suficiente atirei, mas, ou porque distraído com a dança do peixe não apontei bem, ou porque ele ainda estivesse demasiado distante, o pargo baixou-se no último instante e o arpão passou-lhe por cima sem o atingir! Mau grado ter feito mais uma série de esperas no mesmo local o peixe nunca mais apareceu... Nem podia acreditar, tinha tido a oportunidade de capturar um troféu que já há muito procurava e tinha-a deixado fugir !...


"Quem porfia mata caça" : eis o desejado Pargo Sémia.

Mas havia que continuar a tentar pois com pargo ou sem pargo convinha pelo menos arranjar peixe para o jantar. Mais uns "agachons" e entra a tiro, no limite, um bom sargo, atiro quando este já se vira para fugir e acerto-lhe em cheio. Mas, quando começo a puxar, o sargo solta-se: a barbela não tinha atravessado! Quando já começava a praguejar com a segunda situação de má sorte seguida constato que o sargo não foge e apenas revolteia no mesmo sítio: tinha a espinha partida! Um rápido mergulho e apanho-o à mão pois não havia tempo de recarregar a arma antes de aquele poder chegar às pedras e eventualmente desaparecer.
Mais à frente um polvo de quase três kilos capturado sem história fez-me ter a certeza de que o jantar já estava assegurado!
Enquanto fazia mais umas esperas apareceu um grande cardume de Peixe-porco que começou a comer a ponta dos tentáculos do polvo que se encontrava pendurado na bóia! Para os espantar apanhei um e andei a picar os restantes, mesmo assim não bastou e tive que me afastar para outro local!
Novo local, novas esperas... entra um bom robalo, confiante, exibe-se bem à frente do arpão e fatalmente, após um tiro fácil, junta-se ao enfião. Finalmente as coisas começavam a correr melhor, mesmo sem pargo... mas o melhor estava mesmo reservado para o fim...
Já perto do final da jornada, no decurso de mais um "agachon", quando já se aproximava o momento de regressar à superficie eis que entra um bom Pargo Sémia, bem maior que o anterior. Já não muito longe de mim o pargo esconde-se detrás de uma rocha, numa manobra típica também das Saimas e Sargos, para depois procurar espreitar o "desconhecido" de um qualquer canto inesperado da rocha. Para evitar isto imediatamente nadei para contornar a rocha a partir do ponto em que aquele desaparecera. Primeiro vi-lhe a grande cauda e logo depois o lombo, imediatamente, antes que me visse ou sentisse, disparei, tendo-lhe acertado no lombo imediatamente por baixo da barbatana dorsal. Não sendo um grande tiro e sendo o peixe possante, para não correr o risco de rasgar prolonguei a apneia e agarrei-o logo, subindo com ele abraçado... este já não fugia! De facto assim foi e o meu troféu desejado para estas férias no Algarve pendia do meu enfião...

No regresso a terra ainda deu para apanhar um grande choco e depois já na praia seguiram-se as fotografias da praxe, no decurso das quais vim a verificar que o meu filhote bate o pai inapelavelmente no que diz respeito à pose de pescador... aí fica a foto a prová-lo.



"Este fui eu que apanhei!..."

Com votos de grandes pescarias e de que alcancem os vossos troféus,
Com um abraço subaquático,

António Mourinha

4 comentários:

  1. Belo relato e óptimo peixe. Parabéns Mourinha pelo belo troféu e por mais uma história para desencaminhar alguns "preguiçosos" que por aí andam. Essa persistência e motivação é que nos levam a ir cumprindo os nosso sonhos.
    Só estou à espera das fotos para vir aqui relatar a minha participação no 1º Regional Açores...
    Abraço e até ao meu regresso.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Excelente relato e belos peixes.

    Um abraço e bom apetite...
    André Vieira

    ResponderEliminar
  3. Muito bem!parabéns!!
    Ainda bem que não fui eu as mostrar as cartas... se não ficava-me a roer..

    Agora só me resta desejar um bom apetite ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pelos vossos comentários!

    Santana, cá te espero, entretanto vai aí colocando o relato dessa participação no regional dos Açores...

    Deixa lá Guerreiro na próxima não só mostras tu as cartas como até vais comigo e tudo!

    ResponderEliminar