NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O primeiro mergulho de 2012

Num dos primeiros fins-de-semana do ano, com boas previsões de estado de mar, o pessoal do CNOCA preparou-se em peso para ir para dentro de água. Nas vésperas a indecisão era grande sobre onde entrar, tal era a panóplia de opções que o mar nos permitia, no que me dizia respeito decidi apostar no Cabo Raso, onde não mergulhava havia já algum tempo e as previsões pareciam permitir um mergulho descontraído. Assim contactei o pessoal do costume e acabei por combinar com o Eurico e com o Guerreiro para o primeiro mergulho do ano no Raso. Por sua vez, o Santana, o Viegas, o Moura e o Guia pensavam rumar a paragens mais para norte...

O Viegas com o seu enfião: deu arroz p'rá familia toda!

Contudo à última da hora mudaram de ideias e pela manhãzinha lá estavam todos no Raso a olhar para o mar: é que mau grado as previsões serem amistosas, o mar apresentava-se com força, com um "swell" respeitoso a rebentar na praia de cascalho e rocha a SE do cabo.
Parecia quase um encontro do Clube, e até o Sr Cte Nobre de Sousa, apesar de impossibilitado de mergulhar, veio encontrar-se com o pessoal na entrada para a água.
Todos a olhar para o mar é como quem diz, que o Viegas e o Santana, sem medo das ondas, já lá estavam dentro a dar à barbatana, que é na água que se apanham os peixes!
O Moura e o Guia, por sua vez, com pouca vontade de apanhar mar, rumaram um pouco mais para Sul, onde foram entrar com águas um pouco mais de feição.
Eu, o Eurico e o Guerreiro, após alguma indefinição sobre onde entrar, lá resolvemos fazer-nos ao mar numa zona mais abrigada imediatamente a Sul do Farol.
Mas as coisas não estavam para correr bem: quando estávamos já praticamente vestidos, o Guerreiro deu uma cabeçada na porta traseira do meu jipe e fez uma pequena incisão no couro cabeludo! Apesar de a ferida não ser muito grande o Guerreiro, não se sentindo muito bem, não se decidiu a entrar e preferiu ficar em terra a "guardar" o jipe até que nós voltássemos.
Entrei e fui ao encontro do Viegas e do Santana, que prontamente reconheceram a minha prancha e também vieram ao meu encontro, enquanto o Eurico seguia para Norte um pouco mais encostado. O Viegas já tinha capturado um sargo e uma abrótea, esta última apanhada enquanto estava a comer as tripas do sargo que tinha ficado preso no buraco!...
A água estava com uma boa visibilidade, mas à medida que o tempo passava o mar ia ganhando mais força e a água foi sujando junto ao fundo.

O Santana com um bom safio, para não ficar atrás do Viegas...

O Viegas sacou mais um safio enquanto o Santana também viu um safio, mas, apesar dos esforços, não o estava a conseguir arpoar em condições. Eu, enquanto os via a trabalhar para encher o enfião, limitei-me a apanhar duas santolas que por ali estavam, mas peixe é que nada...
Até que, num buraco para onde se esgueirava um sargo de dose que eu resolvi seguir, detectei uma boa abrótea, mas, como hesitei em disparar e já estava perto do final da apneia, resolvi deixá-la para o mergulho seguinte. Mas a abrótea enfiou-se para uma zona do buraco que não dava para ver e nunca mais a vi... contudo enquanto esperava que ela pudesse vir espreitar eis que surge, não a abrótea, mas um bom sargo que esta tinha empurrado para fora daquela zona escondida do buraco! Prontamente disparei e após o recolher pude pendurar o primeiro peixe do ano no meu enfião! Teimosamente resolvi voltar a fazer esperas à frente do buraco, ainda na esperança que a abrótea que eu tinha visto quisesse vir espreitar-me, curiosa. Então e não é que após mais alguns segundos à frente do buraco, a abrótea empurra mais outro bom sargo cá para fora! Escusado será dizer que foi mais um que levou com ferro e que juntei ao enfião. Da abrótea é que nunca mais se viu nem sinal não obstante o sem número de mergulhos que voltei a fazer nesse buraco...
Entretanto o Eurico passou ao pé de nós e, sem parar, vi-o seguir para terra.
Já o Santana, ao fim de três tiros, lá conseguiu sacar o seu safio.

Os dois sargos que a abrótea me "ofereceu".

Mesmo assim com estes pequenos desaires, foi um bom mergulho, que me deixou mais uma vez convicto de que, o mar deixando, o Cabo Raso é sempre um bom sítio a visitar!

Abraço e bons mergulhos,

António Mourinha



2 comentários:

  1. Bela manhã para um mergulho bem giro. O mar estava durinho e a saída tornou-se algo perigosa, mas com calma fez-se bem. Nestes momentos estar bem calçado e ter uma prancha pode fezer a diferença entre uma saída mais tranquila ou mais sofrida. Lugar a merecer um regresso, se possível com melhor visibilidade.

    ResponderEliminar