NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Campeonato Regional de Pesca-submarina do Continente 2019 - Resultados

     Após um longo período sem provas oficiais de pesca-submarina, teve lugar no sábado passado, dia 4 de maio, o Regional de Pesca-submarina do Continente 2019. A prova, com carácter individual e com saída à barbatana, foi organizada pela Associação Náutica do Seixal (ANS) em paralelo com o I Open ANS.
       Como não podia deixar de ser, o CNOCA viu-se representado por 6 atletas:
António Mourinha, Mário Andrade, Nuno Rosado, Filipe Vieira, Hugo da Guia e Rogério Santana.

     Sem grande preparação, pois a prova foi realizada a partir da Praia da Foz, a ambição individual era comedida, mas coletivamente havia a perceção de que se podia estar entre os melhores.


     Confirmada a prova, previa-se que as condições meteorológicas e oceanográficas fossem minimamente favoráveis, o que se veio a confirmar no dia do evento. A ondulação, com cerca de 0,5m, obrigava a alguma cautela na entrada (10h15, 1 hora de enchente) contudo, a ausência de vento no período da manhã, dava uma ajuda. A água, apresentava boa visibilidade, garantindo quase sempre mais de 8/10 metros, sendo que em algumas zonas restritas ficava reduzida aos 3 metros. Já a temperatura esteve sempre constante nos 15ºC. No período da tarde o vento foi aumentando, facto que sujou um pouco a água e aumentou o grau de dificuldade da saída (15h15, preia-mar), que o diga o Nuno Rosado, pois perdeu uma tainha na zona da rebentação.

     Durante as 5 horas de prova os nossos atletas optaram por estratégias diversificadas, mas todos verificaram a existência de pouco peixe, mesmo pescando entre a linha de costa até à cota dos 13m de profundidade, e entre o limite Norte do Parque José Luís Saldanha e o meio da Praia das Bicas. Recorda-se que as espécies válidas têm um peso mínimo, nos campeonatos regionais, de 400g (grupo I / ex.: sargo comum, rascasso, tainha, salema, salmonete), em alguns casos 700g (grupo II / sargo veado ou saima, robalo, bodião), 1.000g (ex.: peixe porco) ou mesmo 5.000g (safio, corvina, entre outros).
     Após a saída seguiram-se algumas fotografias e a troca das primeiras impressões, tendo os sócios levado à pesagem um máximo de 6 peixes (Mário Andrade, 1 rascasso, 2 bodião, 1 sargo, 2 tainhas / Nuno Rosado, 3 sargos, 1 tainha, 1 bodião e 1 abrótea) e um mínimo de 3 (Rogério Santana, 1 abrótea, 1 saima e 1 Sargo / Hugo da Guia, 1 rascasso, 1 salema e 1 Sargo / Filipe Vieira, 2 sargos e 1 bodião), tendo o atleta António Mourinha levado 4 peixes (2 bodiões, 1 rascasso e 1 safio). Das pescas destacavam-se uma bela saima e uma boa abrótea, ambos do Rogério Santana, 1 safio do António Mourinha e 1 rascasso do Hugo da Guia, bem como as duas pescas mais numerosas.





     Já na magnífica sede da ANS houve lugar a uma composta sopa da pedra, umas bifanas, mais alguns petiscos e doces, e claro, umas minis fresquinhas.
     Depois das pesagens, onde os nossos atletas viram alguns peixes cair por falta do peso mínimo, teve lugar o sorteio de material da Salvimar, a apresentação das classificações e a entrega de prémios. 
     Destaca-se todos os lugares alcançados individualmente e em particular o 3º lugar por clubes do CNOCA. Fica ainda na memória a dourada do Rui Antunes, com mais de 3.500g.

     Parabéns aos nossos atletas, pela disponibilidade, esforço, dedicação e resultados.

     Avizinha-se o Campeonato Regional da Madeira 2019 e o Campeonato Nacional, até breve!








O seccionista.

Sem comentários:

Enviar um comentário