NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

terça-feira, 12 de outubro de 2010

E porque nem só uma boa pesca faz um bom mergulho...



Tendo recentemente perdido as minhas barbatanas de carbono da Beuchat aproveitei uma curta deslocação à Madeira para, num breve mergulho mesmo por debaixo do aeroporto, experimentar dois pares de barbatanas de carbono de outras marcas (Carbontek e XXOne) e obter um termo de comparação com as da Picasso (iguais às da Congro).

Apesar da chuva e do mau tempo de sudoeste a água neste cantinho estava bastante limpa para os padrões do continente e com uma temperatura excelente (21º-22º) ou mesmo demasiado quente, pois com um fato de 5 mm tive bastante calor. Tendo levado a máquina fotográfica com caixa estanque foi também possível recolher bonitas imagens, para o que contei com a preciosa ajuda do meu amigo Rui Sousa (Agachon).

Peixe não havia nenhum caçável (conforme o Rui já me tinha previamente avisado relativamente a este local), mas apenas alguns exemplares de Peixe-lagarto, Castanhetas, pequenos Bodiões, Peixes-verdes, Obladas entre outros pequenos espécimes conforme poderemos ver nas fotografias.

O Rui Sousa ainda apanhou um choco numa apuradissima demonstração da técnica de caça que lhe deu o Nick Name (Agachon) ... LOL...

Quanto às barbatanas, as XXOne, montadas em pés Picasso, achei-as bastante rígidas para a minha compleição e, ainda que eficazes nos mergulhos em profundidade, pouco adequadas para as deslocações à superfície. Como normalmente pesco sem barco esta característica não é de somenos importância para a minha eleição de umas barbatanas. Há que realçar que as barbatanas em causa eram as de dureza HH (Hard Hard) e isso terá decididamente contribuído para esta minha impressão.

Já as Carbontek, modelo Xtrema Ergo de dureza 1 (a mais macia de 3 disponíveis) montadas em pés Beuchat, mostraram-se particularmente adequadas para o meu peso e para o tipo de pesca que faço: muitíssimo leves, funcionaram muito bem nas deslocações à superfície, para além disso, nos mergulhos em profundidade mantiveram excelentes desempenhos. Neste particular achei-as melhores que as Beuchat, mais reactivas, mais eficazes na descida e sobretudo eficientes a arrancar do fundo enquanto que as Beuchat deixavam alguma coisa a desejar neste campo.

No que respeita à exigência física de umas e de outras enquanto que as XXOne me deixaram com uma impressão nos tornozelos já as Carbontek não deixaram qualquer marca apesar do maior tempo de utilização, e mau grado a minha má forma física.

Pude ainda apurar serem as Picasso mais macias e um pouco menos nervosas e reactivas que as Carbontek, com desempenhos muito próximos dos das Beuchat, mas talvez mais eficientes em profundidade que estas.

Em suma foi um excelente mergulho:tanto na perspectiva do prazer que me deu voltar a mergulhar nas águas cálidas e translúcidas da Madeira, entre os seus pequenos peixes coloridos;

Como por me permitir experimentar e comparar material de grande qualidade.


Com votos de excelentes mergulhos no azul profundo,
Um abraço,

António Mourinha

2 comentários:

  1. Viva! Experimentei uma vez as beuchat, realmente não demonstraram ser muito reactivas em profundidade(falamos de uma pala macia, para 90kg). Tenho as Picasso, médias e estou muito satisfeito.
    Fez bem em experimentar esses modelos todos, são malhas de carbono e durezas diferentes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, bela aventura! eheheheh

    Abraço

    ResponderEliminar