NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Uma pescaria entre amigos


Chegados à praia, pelas 8:30, estava um mar espectacular, uma piscina. Decido entrar pelo lado direito enquanto os meus companheiros de jornada, António Mourinha e Manel Nobre de Sousa entram pelo lado oposto. Armo a espingarda de 100, e ainda com com pouco mais de dois metros de agua passa mesmo à minha frente, a uns 2 mts e em ritmo de passeio vindo do lado direito, um robalo com cerca de 1 mt de comprimento, com as suas espinhas dorsais bem abertas, impressionante. Tinha no entanto, para meu desespero, a arma a apontar para trás, foi impossível tentar o tiro. Passados uns 5 minutos voltei avistá-lo ao longe, ainda nadei em sua direcção mas não deu hipótese. Prossegui olhando para uns buracos onde apanhei uma navalheira. Entretanto decidi rumar ao lado esquerdo para onde tinham seguido os meus companheiros. Fiz a travessia numa zona não muito funda, na esperança que a visibilidade me permitisse ver algum linguado , mas nada. Chegado ao outro lado, vejo um polvo sob uma laje a apanhar os primeiros raios de sol, enfião com ele. Prossigo, passando por bons cardumes de salemas, mas sem grandes sargos ou robalos . Entretanto numa escarpa vejo uns bons sargos a mariscar, atiro e apanho um com cerca de 700 gms. Prossigo, entretanto o Mourinha começa-me a chamar, vou ao seu encontro, já com um safio no enfião tinha acabado de marcar outro safio, questionando-me se estava interessado, mas como tenho a arca em casa bem "aviada" deste espécime, agradeci-lhe e continuei. Cheguei a uma zona com vários buracos, num deles vejo uma fenda com três ou quatro bons sargos, disparei ao maior e saqueio-o rapidamente, tinha o tamanho do primeiro, noutro buraco, apanhei outro sargo do mesmo calibre, até que dei com um buraco com uns 4 mts de comprimento onde estava um belo sargo ao fundo a toda a largura do buraco, estiquei o braço e dei um tiro certeiro. Fica uma imagem que tão cedo não esquecerei, o bicho a contorcer-se à medida que ia puxando o fio do arpão. Ainda dei com um buraco semelhante igualmente com um bom sargo, que no entanto não me deu qualquer hipótese de tiro, tendo escapado por outra reentrância do buraco.

Entretanto tinham já passado umas 4 horas e estava na altura de regressar: com 4 bons sargos, 2 polvos e uma navalheira dava-me por satisfeito!
Já na praia, o Mourinha, com um safio, 2 polvos, 5 rascassos, 2 pequenos sargos e 9 bruxas, e o Manel, com 3 safios, também estavam satisfeitos e assim demos por terminada uma bela jornada, pela beleza do local, pela pescaria e pela companhia.

Com um abraço e votos de bons mergulhos,
Eurico Vale

2 comentários:

  1. Boa aventura num local de que gosto particularmente, como é sabido. Além disso é bom saber que ainda há no CNOCA pessoal capaz de fazer 300km para ir caçar. É esse o espírito que nos move.

    ResponderEliminar
  2. De facto foi uma agradável jornada e com duas situações novas para mim e que demonstram que no mar devemos estar sempre prontos para as surpresas (boas e más):
    a 1ª foi que pela primeira vez fui picado por um rascasso, e de facto o bicho é mesmo venenoso: foram cerca de 5 horas com dores na mão!
    a 2ª foi que, também pela primeira vez, vi 4 robalos juntos, cada um deles certamente com mais de 5 kg, mas eu estava à superfície e ao primeiro gesto aí vão eles !
    Talvez para a próxima...

    ResponderEliminar