NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Campeonato Nacional Elite - Pesca Submarina 2013 / 1ª e 2ª Jornada (Cascais)

          No fim de semana de 8 e 9 de Junho, realizaram-se em Cascais as duas primeiras jornadas (num total de 4) do Campeonato Nacional de Elite de Pesca Submarina 2013. O CNOCA, representado pelos Sócios João Guerreiro e Hugo da Guia, esteve assim mais uma vez no escalão máximo da PescaSub em Portugal.

Fica aqui o relato dos participantes:

Secção de Pesca Submarina e Apneia do CNOCA (SecPescaSubeApneiaCNOCA): João Guerreiro e Hugo da Guia, como prepararam esta prova?
João Guerreiro (JG): Não tive nenhuma ação de preparação específica para a prova, com exceção de um dia em que me desloquei à Zona do Cabo Raso. Limitei-me assim, a concentrar-me na prova e a tentar pescar com o temperamento que tenho num dia normal.
Hugo da Guia (HdaG): Simplesmente não preparei. Embora acerca de 2/3 anos mergulha-se na Zona Sul com alguma regularidade e no último ano tenha feito um esforço por mergulhar na Zona Norte, nunca tive uma grande preocupação em aproveitar esses dias de pesca como de prospeção para as provas. Aliado a estes factos, junta-se a falta de disponibilidade inerente a quem foi pai pela 2ª vez recentemente.... como se costuma dizer, "é a vidinha!"

SecPescaSubeApneiaCNOCA: Quais eram os vossos objetivos para esta prova?
JG: Os meus objetivos, dentro daquilo que sei fazer e pescar, passaram por dar o melhor dentro de água tentando interpretar o melhor possível o campo de  pesca e, aliado ao convívio com toda a comunidade presente, tentar aprender mais um pouco e admirar as capturas de todos os companheiros de pesca.
HdaG: Em resultado do quee referi na pergunta anterior, das minhas capacidades, da impresibilidade da minha participação no Campeonato e porque faz parte da minha maneira de ser, o objetivo número UM era não "ZERAR". Embora por vezes considere este objetivo modesto, é este que está sempre na base das minhas participações.

SecPescaSubeApneiaCNOCA: As condições meteorológicas e oceanográficas influenciaram os vossos objetivos ou o desenrolar destas duas jornadas?
JG: Influenciam sempre, contudo foram iguais  para todos e isso em termos competitivos não tem volta a dar. Porém, as condições de mar deixaram-me logo à partida  preocupado com o timoneiro, tinha de ser alguém com experiência, principalmente para o primeiro dia. Felizmente o meu amigo Fernando Pinto, que em detrimento da sua vida pessoal, se disponibilizou para me timonar, dando-me assim alguma tranquilidade quanto à segurança da embarcação bem como no apoio por mim necessário.
HdaG: Embora eu goste de pescar com Mar calmo as condições foram "iguais" para todos os participantes. Quando nos falta muita água a diferença entre atletas acentua-se, isto porque neste escalão grande parte dos participantes prepara-se efetivamente para as provas. Aliado a isto, a minha participação foi quase "100% à boleia" e.... não deu para fazer mais.

SecPescaSubeApneiaCNOCA: O que esperavam encontrar na 1ª jornada (Zona Sul - Cabo Raso)? Como correu?
JG: Esperava uma jornada francamente dificil tanto pelas condições de mar como para perceber como se movimentava o peixe num local normalmente "ingrato". E na verdade, foi mesmo isso que constatei, acabei por só capturar o primeiro peixe após 3h30 de prova. Capturei depois um carapau e uma salema já no final da prova. No final, já a terminar a prova, regresso para o barco tranquilamente e arranco para a zona de concentração mas chego atrasado, o que acarretou uma penalização forte para o pouco pescado que tinha. No final do dia, em português vernáculo, lá me auto-caracterizei após me lembrar das penalizações previstas no regulamento - 5.000 pontos.
HdaG: Nesta 1ª jornada esperava fraca visibilidade, mar com força e tainhas.... só se verificaram as dificuldades, ou seja, a fraca visibilidade e a força de mar. Inicialmente caí numa zona onde com a minha dupla "habitual" (o meu irmão) tinha capturado um safio grande e uma abrótea pontuável há um ano atrás.... mas as condições eram duras e ao final de uma hora nem vida tinha visto. Como estava à boleia, deixei-me "correr com o tempo" e apanhei uma abrótea pontuável. Insisti um pouco mais para Este na esperança das tainhas e.... nada. Mudei de sítio e na rebentação vi logo algumas salemas e tainhas. Aqui falhei 2 tiros, um deles muito fácil!!! Deixei de ver peixe e fiz mais uma "muda" para Este, onde falhei uma grande tainha de uma forma imperdoável....
SecPescaSubeApneiaCNOCA: O que esperavam encontrar na 2ª jornada (Zona Norte - Cabo da Roca)? Como correu?
JG: Nesta zona, apesar das previsões serem melhores em relação ao dia anterior, esperava água suja mas mais movimento de peixe e para a qual tinha delineado procurar peixe nos peões por fora do Cabo e depois visitar uma pedra ou outra conhecida de mergulhos anteriores. E foi mais ou menos nestes moldes que realizei a prova, capturando 9 peixes, dos quais pesei 6, todos de espécies diferentes.
HdaG: Nos últimos 3 anos fiz várias tentativas de pescar nesta zona mas, por esta estar muito exposta ao Mar, quase todas as saídas foram jornadas de pesca muito duras e com poucos resultados. As previsões para este dia eram consideravelmente melhores mas ficava a interrogação se essa quebra seria suficiente para pescar calmamente....já no local, verificou-se que as condições eram razoáveis e com tendência a melhorarem com a enchente. Inicialmente optei por cair numa zona onde em tempos apanhei um safio grande. Nesse cabeço, vi logo no primeiro mergulho alguns sargos pontuáveis mas, devido à força de fundo não consegui a imobilização necessária e ter hipótese de tiro... tendo o peixe desaparecido mesmo (achando eu) sem se aperceber da minha presença. Após mais uns mergulhos verifico que o safio não estava lá.... apenas um grande polvo nas imediações! Como estava sem barco, optei por dar uns mergulhos na rebentação e depois mais por fora. Num desses mergulhos tenho um sargo quase a tiro mas, o barulho de um barco que estava nas imediações tirou-me a hipótese de captura. Ainda nesse local, falhei uma tainha duvidosa mas fácil e acabei por mudar de sítio. Posteriormente acabo por apanhar um bodião duvidoso e torno a mudar de sítio. Já na última hora e quase no sítio onde iniciei a jornada apanhei um bodião. Após mais uns mergulhos sem peixe, decido fazer outra muda para perto do local de concentração onde falho uma tainha grande e ...... (agvdhavivadvk) penso, "algo se passa com a arma que me inspirava confiança"..... a descortinar nos próximos mergulhos!
SecPescaSubeApneiaCNOCA: Era possível fazer mais, quer individualmente quer por clubes?
JG: É sempre possível fazer melhor. Individualmente poderá-se tornar numa ambição mas sendo realista, ainda "tenho de aprender a andar". Quanto à classificação por clubes, com um maior número de atletas estou convicto que seria possível.
HdaG: Individualmente sinto que no 1º dia devia ter pesado 3 peixes e no 2º 2 a 3. Isto daria o dobro do meu contributo para a classificação por clubes. Olhando para as classificações, penso que poderia estar 1 a 2 lugares acima individualmente e o 7º lugar por clubes/equipas poderia estar mais consolidado.

SecPescaSubeApneiaCNOCA: Que preparação esperam conseguir fazer para a 2ª ronda do campeonato (3ª e 4ª jornadas - Nazaré / 27 e 28 de Julho)?
JG: Como nunca mergulhei na Nazaré. Espero lá me deslocar um ou dois dias para me tentar enquadrar com o local e características do fundo. Vamos ver a disponibilidade e se o mar ajuda.
HdaG: Se conseguir mergulhar lá uma ou duas vezes já fico muito satisfeito, até porque estou de "baixa hospitalar"....

SecPescaSubeApneiaCNOCA: BOA SORTE.


Assim, resta deixar aqui os resultados: http://www.fpas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=451:resultados-1o-e-2o-jornada-campeonato-nacional-elite-pesca-submarina-2013&catid=19:noticias e agradecer à "Atlântico - Revista de Pesca Submarina" a cedência das fotos (http://www.atlantico-mag.com/).


SecPescaSubeApneiaCNOCA

Sem comentários:

Enviar um comentário