NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os Enxaréus dos Açores


Um dos troféus que podem ser capturados em àguas Açorianas é o Enxaréu, peixe que pode atingir tamanhos consideráveis, mesmo acima dos 10 kg.
É um peixe que se pode capturar ao buraco, gostando de furnas espaçosas onde se podem juntar vários exemplares, mas também à espera, sendo peixes bastante curiosos e confiantes, sobretudo os exemplares até um tamanho da ordem dos 3 kg. Para ilustrar esta caraterística recordo uma vez em que, estando a caçar precisamente com esse método, entrou um pequeno cardume de exemplares entre os 2 e os 3 kg e consegui fazer uma tripla desses peixes (à espera), contudo, a dificuldade em segurar e arrematar os 3 peixes permitiu que um deles se rasgasse e fugisse! 
Outra hipótese de captura, se se conseguir ganhar a zenital do peixe (ponto exatamente sobre este) é tentar um coulé bem executado, técnica que também pode resultar, mas apenas para exemplares isolados.
Dão uma luta espetacular quando arpoados, procurando então refugiar-se no mais profundo dos buracos, podendo nestes casos, quando se perde de vista o peixe e o arpão, tornar-se um problema a sua recuperação.
No prato também dão meças, seja no formo, ou simplesmente grelhados na brasa!


Em suma a sua captura justifica por si só uma visita aos Açores...

Com um abraço subaquático e votos de bons mergulhos,

António Mourinha

Sem comentários:

Enviar um comentário