NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Pesca de Inverno no Algarve – Desta vez em 2015…


Numa recente passagem por Portimão consegui arranjar tempo para uma saída de pesca submarina com os meus amigos João Rosário e Bruno, acompanhados ainda pelo Cabo CM Rei.        
As condições estavam ótimas, mau grado as previsões desanimadoras do João que apontava para a possibilidade de a água se encontrar suja. Tal não se verificou e assim todos pudemos usufruir de um belíssimo dia de Pesca Submarina. Todos menos o João, que se cortou ao mergulho em cima da hora por causa de uma “noite mal dormida”. Ainda assim não quis deixar de assumir as suas responsabilidades de anfitrião conduzindo-nos a excelentes Spots que só ele conhece.
Assim a pesca lá se foi compondo. Primeiro capturei dois belos chocos num único tiro: encontravam-se juntos, já em pleno ritual de acasalamento, e consegui colocar-me no enfiamento de ambos capturando assim os dois de uma vez.
Mudança de local e bingo, avistei desde a superfície um belo salmonete, que capturei num coulée perfeito, daqueles de fazer inveja ao meu amigo Eurico, alegadamente especialista na captura desta espécie de inegável valor gastronómico. Posteriormente capturei nas proximidades uma abrótea, enquanto o Bruno também ia juntando várias capturas à pescaria.
Novo Spot, desta vez mais fundo, e mais uma vez uma bela abrótea se veio juntar ao enfião.
Aqui o João avisou logo que haveria safios, e com efeito passado pouco tempo um safio de cerca de 8 kg veio fazer companhia às capturas já efetuadas. Mas o João insistiu que era provável que ainda aparecessem mais safios pelo que não me fiz rogado e insisti na pesca ao buraco. Esta opção veio a revelar-se frutuosa, pois após alguns mergulhos deteto um grande safio numa fenda. Atirei ao peixe, mas este ficou vivo e cheio de força pelo que optei por não arriscar a tentar tirá-lo do buraco. Assim chamei o Bruno que me foi trazendo armas até, após três tiros, conseguir apagar o peixe. Revelou-se de facto um grande safio, conforme poderão constatar abaixo… Pois é, quem mergulha com o Rosário arrisca-se sempre a poder fazer capturas destas!      


Com um abraço e votos de grandes capturas,

António Mourinha

5 comentários:

  1. A maré era de baixa-mar ás cerca das 11h e nós só saímos para uma volta curta. Mas ficou a promessa de uma caçada nas baixas fora da costa Algarvia. Teremos de fazer outra grelhada. João Rosário

    ResponderEliminar
  2. Pois é João, está combinadíssimo! Por muito que nos custe lá teremos que fazer essa grelhada!...

    Com um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Aquela de atirares nos chocos enquanto se encontravam em pleno ritual de acasalamento denota apenas que és um verdadeiro "desmancha prazeres" :-)
    O Cabo Rei teve de se esforçar para conseguir levantar aquele belo salmonete...
    Bela pescaria. Estou mesmo a ver a grande pratada que vai dar.
    João Sousa

    ResponderEliminar
  4. boa pescaria .e grandes peixes
    cá o espero para também podermos ir a agua
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Luis, algo me diz que ainda havemos de fazer umas grandes pescarias este ano... Um abraço,

    ResponderEliminar