NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

domingo, 17 de julho de 2011

CAÇA AO BURACO


Acerca de um ano descobri um buraco numa pedra que ninguém dá nada por ela, trata-se de um buraco quase imperceptível, mas de bom acesso e muito pouca profundidade (na baixa mar ronda os 2,5m). Este buraco tem sido a minha arrecadação de safios, mais ou menos de mês a mês encontro lá um…e sempre com tamanhos razoáveis, junto a este há também umas fendas que frequentemente têm abróteas, mas não as mato para não “secar” o spot.
Este tipo de pedras que vêm até á superfície, possuem muitos perceves, mexilhões e muita vida, logo muito alimento, tenho procurado outros buracos com estas características mas não tem sido fácil, eles existem mas são pequenos para alojar grandes safios, este buraco que vos falo tem uma área estreita com uns três metros de profundidade para dentro da pedra, mesmo à conta para alojar um safio de bom porte, que me lembre já de lá tirei uns cinco safios jeitosos.



Nesta primavera, depois de uns quatro meses sem mergulhar no cabo de Sines devido ao rigoroso estado do mar, consegui apanhar um daqueles dias em que o mar nos dá uma maravilhosa trégua e nos possibilita caçar mesmo encostados às pedras, depois de apanhar uns peixitos lá fui eu á dita pedra, mergulho e assim que me estou a aproximar das fendas vislumbro logo uma grande cabeça de safio a refundir-se para o buraco, visto que era um bom bicho vim para cima para preparar outro mergulho, mergulho novamente, acendo a lanterna e lá está ele, ainda curioso, dou-lhe um bom tiro na cabeça mas ele entortou o arpão todo e refundiu-se ainda mais para dentro, vou á bóia tiro outra arma e outro tiro certeiro, alguma luta, dois arpões tortos, um emaranhado de fios e 20 minutos depois já estava no enfião, passava dos 14kg. Arroz de safio para a família toda…




São estas coisas que nos fazem adorar este desporto…
Boas caçadas…
Jorge Luz




2 comentários:

  1. Grande Luz, bom relato dessa excelente captura! Estás de parabéns a dobrar! Como é que anda a água por Sines?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas Luz!

    Andas a dar cabo deles.... estou prestes a chegar e aproxima-se a visita a Sines.


    Grande abraço,

    Guia

    ResponderEliminar