NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

terça-feira, 19 de junho de 2012

Domingo pela fresquinha...



Depois dos importantes eventos das mensagens anteriores, faço agora aqui uma narrativa de pesca submarina bem mais comezinha:
Era sábado de manhã quando telefona o amigo Mourinha a propor indecentemente arrancarmos às 5 da manhã de Domingo para águas mais a Sul. Como já havíamos falado nisso, eu já me tinha munido das previsões do guru confirmadas pelas bóias de que havia alternativa bem mais interessante e menos onerosa – irmos para a praia da Foz! Mais tarde confirmou-se ser exequível e assim ficou: “às 6 em tua casa”.
Eram 6 e lá estávamos nós a juntar tudo num carro. A noite tinha sido difícil depois da derrota com a Alemanha e a digestão das cervejas e dos caracóis. Confirmou-se depois que era mal geral e que ninguém havia dormido mais do que 4 horas. Fizemos então tempo nos preparativos pois estavam a chegar o Santana e o Viegas. Com o dia farrusco, aquela disposição matinal e o mar a fazer mais barulho do que o esperado, lá nos fizemos ao mar que até estava limpo e com boa temperatura. Como na borda a força do mar era considerável, depressa fomos deixando terra mais para trás e procuramos relevos. Mergulho após mergulho fomos adivinhando que o peixe estaria mais na borda porque ali nada se via. O Mourinha e o Viegas optam para rumar diretamente para terra mas eu e o Santana rumamos contra a forte corrente mas paralelamente à costa. A dada altura uma boa abrótea relembra-me o que ali andava a fazer e faz-me lembrar que o nosso mar apesar de duro e exigente acaba sempre por recompensar mesmo aos mais medianos como eu. Logo de seguida noutra prospecção às profundezas (aproximadamente 7mts) vejo um sargo e logo de seguida um grande lombo se apresenta, penso que vai correr a laje mas ao ver-me apenas a cabeça, apresenta-se franca de lado uma linda saima . Apago-a de imediato, tomo-lhe o tamanho fazendo logo planos para o tempero no forno e ao cruzar a superfície solto uma sonora gargalhada submarina e prendo-a com cuidados redobrados no enfião e aprecio-lhe por várias vezes as formas. Para mim a pesca estava feita e nada me podia estragar o dia pelo que acabei por andar entretido com o Santana a palitar sargos impossíveis entre pedras. Finalmente chegou a hora combinada e todos saímos com o mar a ganhar força.

Já cá fora concordámos mais uma vez que quem inventou a pesca submarina não era com certeza banhado por um atlântico….frio, sujo e revolto. Não é nada fácil ser-se pescador submarino em Portugal continental.

Depois seguiram-se as fotos da praxe a todos os que tinham pescado... e também a quem não tinha pescado, pois estava lá um senhor, ao que consta juiz internacional de pesca submarina, que parece que apareceu apenas para dar prestígio, é que peixe, nada... mas não digo quem foi, adivinhem se puderem...

Com um abraço,
Nuno Rosado



4 comentários:

  1. Uma manhã muito bem passada na companhia de pessoal cinco estrelas!

    Nuno Rosado

    ResponderEliminar
  2. Belos peixes Nuno. Quanto ao nosso amigo juiz internacional, temos que compreender que a exemplo de outros grandes pescadores passou da fase de caçador de trofeus a defensor da natureza. Assim nao e de estranhar que entre no seu quintal apenas para ver como esta a fauna, a exemplo, alias, do que já tinha acontecido no Domingo anterior, no importante evento aqui documentado. Abraços do Eurico Vale

    ResponderEliminar
  3. Belo relato, Nuno.
    Foi uma bela manhã, mas muito sofrida quanto a pesca. Também eu estava meio ressacado, mal dormido e com muito pouco jeito para a coisa. Já devia ter aprendido que ir para o mar com 4h de sono, não ajuda nada. Não fosse o porquito que me veio visitar (e que belos filetes deu no dia seguinte...) e 2 chocos que me deram uma abébia, e também eu tinha feito uma bela grade.
    Mas é assim esta nossa bela actividade. Um dia do caçador, vários da caça.
    Abraço e até à próxima.
    Quanto ao sr juiz, um dia destes aparece com uma corvinita para nos calar.

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    quero comentar este post há uns dias mas não tem sido fácil com a net.

    Nuno, obrigado pelo post, pelos contributos e boa disposição.


    Um grande abraço a todos!

    ResponderEliminar