NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

sábado, 9 de junho de 2012

Pesca Submarina Solidária - 03JUN2012

O Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) e a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), organizaram um evento denominado de “Pesca Submarina Solidária no dia 3 de Junho de 2012, em Cascais.

Esta ação, cujo programa se centrava numa jornada de pesca submarina, teve como objetivos oferecer todas as capturas a uma Instituição de Solidariedade Social - a Cáritas Portuguesa e assinalar as celebrações do "124º Aniversário do CNOCA".


Este evento singular contou com a cooperação fundamental da Marinha Portuguesa, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, do Secretário de Estado do Mar, do Almirante Chefe de Estado Maior da Armada, do Presidente da Cáritas Portugal, entre outras personalidades que acompanharam de perto o decorrer da ação de solidariedade.


Os veleiros NRP “Polar”, Blaus VII e Deneb e respetivas guarnições, que se encontravam na Marina de Cascais num embarque de fim-de-semana destinado à instrução dos cadetes da Escola Naval, foram responsáveis pelo trânsito e pela largada dos pescadores submarinos na zona do Cabo da Roca. Além dos pescadores submarinos, o NRP “Polar” fez-se ao Mar com alguns convidados, os quais conseguiram acompanhar por dentro uma jornada única de pesca submarina e viver as dificuldades de uma modalidade pouco conhecida mas com características excecionais. Estiveram ainda presentes três embarcações semirrígidas, as quais facilitaram e apoiaram os pescadores submarinos, apoio esse que se revelou crucial na borda de água devido à forte ondulação e vento que se fizeram sentir. Estes fenómenos reduziram a visibilidade da água e tornaram a jornada de pesca submarina num verdadeiro desafio.


Apesar das condições adversas, foi possível apresentar uma boa diversidade de capturas. Dentre das inúmeras espécies como tainhas, salemas, bodiões, sargos, saimas e robalos, surgiu um peixe que se destacou, possibilitando a entrega do troféu de maior exemplar da jornada ao Atleta da Seleção Nacional - Pedro Silva.

No âmbito do evento realizou-se também, durante a manhã, a “1ª Travessia de Natação com Barbatanas Arquiteto António Modesto”, num percurso de 1.500 metros em águas abertas, com vista a homenagear o fundador e primeiro presidente da FPAS.


No final, realizaram-se alguns discursos, entregaram-se os prémios e certificados de participação aos 31 atletas presentes, tendo a FPAS aproveitado durante o beberete realizado na Marina de Cascais, para entregar os prémios de fotografia subaquática - Aquafoto Sealife 2012, da Taça de Portugal de Hóquei Subaquático 2012 e da 1ª Travessia de Natação com Barbatanas Arquiteto António Modesto.

Por fim, foi também apresentada a Selecção Nacional de Pesca Submarina 2012 que vai disputar o Campeonato do Mundo de Pesca Submarina a realizar de 5 a 8 de Julho, em Vigo.

De realçar o apoio das entidades que direta ou indiretamente responderam ao convite formulado, esperando a FPAS e o CNOCA ter contribuído, com a oferta das capturas e bens alimentares, para ajudar os mais necessitados que através da Cáritas Portuguesa recebem refeições diariamente.


3 comentários:

  1. Sem dúvida a melhor acção que já vi ser feita em prol da Pesca Submarina. Parabéns!

    Nuno Rosado

    ResponderEliminar
  2. Boa noite a todos,

    não sei se já viram o "nosso" magazine: http://www.youtube.com/watch?v=2SH8791BuZA&feature=player_embedded

    O resumo do evento "Pesca Submarina Solidária" será no próximo....


    Cumprimentos,

    HdaG

    ResponderEliminar
  3. é amanhã....

    Deixo aqui a programação (Domingo - 16/09/2012):
    http://www.rtp.pt/programa/tv/p1210/e64

    Desporto 2 (Episódio 64 de)
    14:00 14:10 Notícias
    14:10 14:23 Surf Magazine Surftotal
    14:23 14:39 Magazine Desporto Subaquático
    14:39 14:49 Pesca Submarina Entrevista Campeão Mundo Jody Lot
    14:51 15:21 Canoagem European Canoe Srint

    ResponderEliminar