NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

domingo, 19 de agosto de 2012

Pesca submarina em 2012 com o meu Camarada

         Após meses e meses, que parecem antes anos, de conversas telefónicas com o meu camarada de pesca submarina – o meu irmão, lá surgiu a oportunidade de fazer 2 dias de água como deve ser….

Na costa de Sintra (1ª entrada do dia):
        Deixamos para trás 2 mulheres cada (mulheres e filhas) e saímos de casa bem cedo cheios de vontade de encontrar condições de Mar pelo menos razoáveis…. Quando chegamos à praia xxxyy, o Mar tinha alguma força e a água parecia estar tapada mas a vontade era muita e acabamos por entrar. Dentro de água constatamos parte do pior cenário, água com 0,3 a 1m (a contraluz) de visibilidade. Depois de uns mergulhos inventados devido às condições, apenas um cardume de sargos tinha sido visto pelo meu irmão e, quando eu já me preparava para sair da água oiço um grito. Penso rapidamente “já houve merd…..”, tiro a cabeça fora d’água, localizo o meu irmão e ele diz “PÁ, VI UMA CORVINA”. Lá volto eu para trás. Acabamos por andar naquelas condições mais 30 ou 40 minutos e ……………….. NADA mais se viu, NADA se apanhou.

         Saímos da água e com alguma vontade e uns quantos desafios mútuos, lá fomos nós até Cascais!

Na costa de Cascais – Raio Verde (2ª entrada do dia):
        O meu irmão fez a viagem de carro equipado e até passou pelas brasas eu, lá tive de vestir novamente o fato. Entramos na água e após umas 3 horas de água capturamos 2 bons polvos, uma lula, um safio, uma abrótea e uma espécie de marisco relativamente rara….


        Antevia-se mais 2 bons dias de Mar mas, para conseguirmos o tal dia de pesca em Viana e cumprirmos com alguns compromissos familiares, perdemos 1 desses dias na viagem e nos afazeres familiares. A pesca submarina em Viana iria-se resumir a um dia de pesca. O tal dia de pesca, que tinha já sido “discutido” horas e horas a fio ao telefone, planeado, replaneado, sonhado, etc….

Na costa de Viana do Castelo – de barco "Princesa do Lima":
        Saímos de casa relativamente cedo, na expectativa de o nevoeiro levantar e o vento soprar mais tarde….
        Na praia Norte vimos que as condições eram boas e lá fomos nós à Marina buscar o barco.
        No mar, os meus primeiros mergulhos foram muito maus, as noites mau dormidas pagam-se e os filhos dão-nos pouco descanso. Decido ir ao barco trocar de arma e passo junto ao meu irmão, este andava entretido e tinha um robalito e um bom badejo. Quando decido sair, há um negrão que não me sai da frente e apanho-o. Quando estou a chegar ao barco e a desarmar a arma, as ogivas saltam e,  bcalsyucpaoyc bdcaoluycxopa vbsxka, lixo os dedos de tal maneira que fiz sangue e quase não conseguia mexer os dedos de uma mão.
        Após suspender, sugeri ir pescar para as algas entre os 0m e os 5m, para tentar fazer alguma coisa com a apneia que estava.
        Antes disso fomos a uns buracos conhecidos mas não havia nada de realce.
        O meu irmão após uns valentes meses de Madeira e a típica pesca de lá, vinha cheio de pica e lá ia apanhando uns robalotes (chaliços na linguagem local, ou seja, robalos pequenotes – com menos de 1kg).
        Já nas algas, o meu irmão decidiu ficar no barco a descansar (dormir), se calhar pela pouca confiança no local… Eu lá me fiz à água e cerca de 20 minutos depois, vejo os primeiros chaliços. Um pouco sem saber o que fazer, deixo passar/fugir os primeiros. Depois de não ver mais nada, nem polvos nuns bons cabeços, apanho um chaliço. Depois mais um robalo de kg, quando o meu irmão decide suspender o ferro e está quase a chegar ao pé de mim apanho mais um robalo com 1,6 kg. As coisas começavam-se a compor. Após mais alguns chaliços e um robalo com mais de kg do meu irmão, decidimos pescar um pouco com a corrente e tirar partido de estarmos de barco. Cerca de 1,5 horas depois, o meu irmão aparece ao pé de mim com o barco e eu digo “só mais 2 mergulhos”, no 2º mergulho eis que vejo o meu peixe e penso “… vou falhar…” o peixe passa por baixo de uma grande alga e finalmente aparece do outro lado e, disparo….. ficou seco e ao fim de um minuto, estava no barco o nosso troféu do dia.
        Ainda houve lugar para mais alguma insistência e mais alguns chaliços jeitosos, um sargo, um negrão e uma santola….

E assim de resume um ano de pesca com o meu Camarada e irmão, Pedro da Guia ….!

HdaG

Sem comentários:

Enviar um comentário