NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Berlenga, Provas de natação com barbatanas e de Pesca Submarina Fotográfica

Foto 2º lugar da prova de Pesca Submarina Fotográfica.

Homenagem ao Almirante Andrade e Silva e Inauguração da Sede do CNP
Berlenga, 31 de Maio de 2014 – Provas de natação com barbatanas e de Pesca Submarina Fotográfica

Breve texto sobre como foi o nosso dia passado na Berlenga Grande:

Apenas uma vez havia tido o privilégio de passar um dia nesta ilha ao largo de Peniche, um dia simples de sol e praia acompanhados por uma breve caminhada. Quanto à minha esposa, nunca antes visitou tal deslumbre de ilha.
Mas aqui estivemos nós, e em tudo graças ao CNOCA e ao Clube Naval de Peniche, que nesta iniciativa em “Homenagem ao Almirante Andrade e Silva” e “Inauguração da Sede do CNP”, conseguiram reunir uma quantidade imensa de pessoas que partilham o mesmo gosto pelo imenso mar e pelas singulares atividades que nele são praticadas.
Fomos assim brindados por um fim-de-semana magnífico, que começou bem cedo no sábado, 31 de maio, com a viagem desde a Marina de Peniche até ás Berlengas. A viagem não foi fácil, a ondulação provocada pelo fresco vento que se fazia sentir tornou-a longa e desconfortável, cheia de indisposições e um permanente desejo de chegada. Mas por fim… chegámos! E com este momento todas as mágoas foram esquecidas, ao pisar um rochedo gigante, com suas elevadas paredes e orifícios, que repousava calmo sobre água lusa e cristalina, sob dezenas de aves que o observavam, ou ao seu largo mergulhavam. Tudo nesta visão nos prendia, e cada mirada nos enchia de mais curiosidade para explorar.
Havia começado a odisseia, e com ela os sorrisos de deslumbre, e a ânsia de saltar para a água para não perder o ínfimo detalhe que aquela ilha nos queria mostrar. Mas esperámos, a natação com barbatanas começaria em poucos minutos, aguardávamos a chegada de todos os dez participantes.

Hugo da Guia antes da prova.

Finalmente estávamos todos prontos, o percurso havia sido esclarecido, as embarcações de apoio distribuídas, e os “atletas” posicionados de mãos dadas e mente pronta para as centenas de metros que os esperavam. 

António Bessone, com a sua boa disposição, pronto para iniciar a prova.

Era a hora do apito, nadámos e nadámos, alguns com a vontade de ganhar a prova, outros aproveitando para encher a memória de paisagens e vistas inesquecíveis. Aqui estávamos nós ao largo da ilha, passando o Forte até que entrámos numa língua de água que a irrompia, as ondas deixaram de existir, predominando águas calmas, que se tornavam cada vez mais escuras até que por fim nos restava apenas duas luzes, fortes e encandeantes em cada uma das extremidades deste túnel. A esta língua chamavam de Furado Grande, que nos guiou até à Cova do Sono, uma baía abrigada e cheia de vida marinha, onde viríamos mais tarde fazer a prova de “Caça Fotográfica”. Chegando à baía voltámos a atravessar o furado e dirigimo-nos para o Forte, onde a meta nos esperava.

Foto 3º lugar da prova de Pesca Submarina Fotográfica.

Foi uma excelente prova, divertida e agradável, mas não houve grandes oportunidades para relaxar, a Cova do Sono esperava a nossa segunda visita. Assim sem grandes demoras, subimos à semirrígida e seguimos para a zona de prova. Ali chegados, colocámos algumas boias de sinalização, ligámos as máquinas fotográficas e começámos a enchê-las de memórias. 

Foto 1º lugar da prova de Pesca Submarina Fotográfica.

A visibilidade estava excelente, a água calma que nem piscina, e a fauna saltava-nos para a frente, eram vários os cardumes de sargos e salemas, alguns polvos saíam para nadar e alguns pássaros mergulhões acompanhavam-nos em cada mergulho. Dizem que a prova teve a duração de uma hora, sem acreditar teimo que só la havia estado quinze minutos… Incrível a noção temporal, quando estamos no meio de tal espetáculo!

Almoço dos participantes entre as vetustas paredes do Forte de S. João Baptista, na companhia da família do Almirante Andrade e Silva.

Organização, participantes e a família do Almirante Andrade e Silva, após a entrega dos prémios.


Foi um dia a relembrar, e mais que isso… a repetir!

Obrigado CNOCA, CNP e todos os participantes, estamos todos de Parabéns!


António e Carla Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário