NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

quinta-feira, 3 de julho de 2014

VI Troféu de Pescasubmarina do Dia da Marinha / Campeonato Nacional de Duplas / Troféu Herculano Trovão


Realizou-se no passado dia 3 de maio, na Praia das Bicas no Meco, o VI Troféu de Pesca-submarina do Dia da Marinha no formato de duplas à barbatana. A prova foi organizada pelo Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) e contou com os precisos apoios da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, da Revista Apneia Portugal e da Marinha, e com os patrocínios da JB Esclapez, da Beuchat, da SparusSub e da FCM Soluções de Publicidade Lda.
                Paralelamente a este troféu decorreu o Campeonato Nacional de Duplas da modalidade bem como o Troféu Herculano Trovão. Assim, as duplas inscritas que possuíam a filiação válida, o curso de apneia nível 1 (P1) e o atestado médico em dia, entraram nas 3 classificações/provas do dia. Os restantes inscritos tiveram lugar atribuído no Troféu do Dia da Marinha e no Troféu Herculano Trovão. A organização contabilizou no total 38 atletas (19 duplas), sendo este um número significativo de atletas numa só prova. Estas provas ficaram marcadas pela diversidade dos participantes no que concerne às idades, experiências, títulos conquistados, perspetivas da modalidade e competição, entre outros, factos estes que lhes conferiram um caracter singular e pouco habitual, demonstrando que de alguma forma inúmeros atletas quiseram estar presentes.
                Os momentos que antecederam o briefing da prova foram bem animados, já que contaram com a presença de António Bessone, o Toni para alguns, que chegou bem antes da hora definida.
Depois do briefing estar concluído, das comunicações com as entidades envolvidas na segurança da prova estarem efetuadas e de alguns contratempos, tais como, a confusão com o “fuso horário” e uma dupla em particular com um atleta proveniente de França não ter o equipamento completo, houve ainda tempo para a fotografia da “praxe” e para o “apito inicial” ligeiramente atrasado.


Dentro de água as duplas foram-se dividindo, havendo uma maior incidência de atletas na zona a Sul da Praia, principalmente devido ao facto de a água nesta zona estar mais limpa. Após as quase 5 horas de prova, e já por volta das 14 horas, as duplas foram saindo e apresentavam quase todas vários exemplares, principalmente sargos, sendo de destacar um belo robalo logo à cabeça da dupla Nuno Rosado/Carlos Melo. As duplas mais “antigas”, tinham ótimos enfiões, contudo mais tarde o facto de alguns exemplares não terem o peso mínimo ou estarem até abaixo do peso definido para as penalizações não permitiram, na maior parte das situações, que as boas pescarias se traduzissem em boas classificações.

Após os primeiros relatos contados ainda no areal da praia das Bicas, surgiu uma verdade muito insólita, a viatura do Vítor Chaves de Almeida tinha desaparecido e não era brincadeira. Tinha sido roubada. Este facto tardou ligeiramente a saída para as pesagens e consequente o almoço mas o dia e a vida tinham de continuar (a viatura apareceu dias depois).
Já na Sede do CNOCA, enquanto os atletas e convidados iam degustando a sopa e uns salgados, as pesagens foram decorrendo. No final destas e após a doação de grande parte das capturas à Paróquia da Sagrada Família do Miratejo, o almoço foi servido e tendo como pano de fundo num dia solarengo a Base Naval de Lisboa, com parte dos navios da Marinha Portuguesa atracados, as histórias do dia entre outras de peixes enormes foram tomando conta das conversas.

Posteriormente ao café deu-se início à entrega de prémios do VI Troféu de Pesca-submarina do Dia da Marinha de 2014. Procedeu-se a uma elucidação da distinção do Herculano Trovão e a consequente entrega de prémios desse Troféu.
Sorteou-se o material e por fim, já com a FPAS a “tomar conta”, deu-se a leitura da classificação do Campeonato Nacional de Pesca-submarina de Duplas 2014, procedeu-se à entrega dos respetivos prémios e consequentemente ao início da Cerimónia do 60º Aniversário dos Campeonatos Nacionais.



Nesta Cerimónia tomaram a palavra o Sr. José Moreira Rato, o Sr. António Júlio Cruz, e na fase final, após a entrega de medalhas e diplomas aos ex-campeões nacionais de pesca-submarina, a ex-dirigentes federativos e a instituições que apoiam a modalidade, o presidente da FPAS fechou a respetiva Cerimónia.

        A organização agradece a todos os que apoiaram o CNOCA neste evento único e marcante para os pescadores submarinos e naturalmente para a modalidade.

OBRIGADO



 O seccionista,
Hugo da Guia

Sem comentários:

Enviar um comentário