NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca-submarina da Madeira 2016 / Troféu João Borges (Taça de Portugal)

        No passado fim-de-semana, dias 9 e 10 de abril, teve lugar na Ilha da Madeira o Campeonato Regional Individual de Pesca-submarina da Madeira 2016 (CRM) e o Troféu João Borges.
        O CRM estava previsto para Ponta Delgada e Seixal, contudo as condições oceanográficas obrigaram a alterar a primeira jornada para a zona de reserva do Paúl do Mar. Esta alteração, bem como alguns esclarecimentos do Regulamento Particular para esta prova, a concretização de algumas inscrições e outra informação pertinente acompanhada de algumas histórias dos presentes, foi passada numa reunião que a organização programou com os atletas para o Clube Naval do Funchal na véspera da primeira jornada.
        Já no dia seguinte e conforme o programa, ainda um pouco antes das 0830 os atletas começaram a surgir no porto de abrigo do Paúl do Mar.
Os atletas entre muita conversa e algum frio, pois o Sol ainda não tinha altura para se fazer sentir e ver, foram embarcando nas embarcações disponíveis para o efeito, as quais transportaram os atletas até ao largo da zona da Fajã da Ovelha.
Ás 0930 foi dado o "apito" inicial. Começavam a contar as 5 horas de prova, a qual contou com 7 participantes. As condições de Mar embora favoráveis, foram melhorando com o passar do tempo, tornando-se mesmo num dia espetacular para a prática da modalidade, pelo menos na opinião dos continentais, uma vez que a temperatura da água rondava os 18 graus, a visibilidade entre os 2 e os 18 metros e a força de mar e a fraca visibilidade só se faziam sentir encostado. As expectativas eram altas, e ainda se viram alguns troféus, anchovas, bicudas e alguns pargos contudo, os enfiões resumiram-se às vejas, saimas, preguiçosas, garoupas, salemas, sargos, salmonetes, peixes cão, tainhas e apenas um pargo.

        No final da 1ª jornada a classificação estava da seguinte forma:
Ou seja, o Paulo Silva liderava a classificação, embora com curta margem para o 2º, o Élvio Santana. O último lugar do pódio pertenceu neste dia ao Márcio Cardoso. Por clubes, o CTM era primeiro, seguido do CNOCA e do Clube de Vela de Lagos.
        Regista-se que as pesagens foram efetuadas no Bar dos Pescadores, debaixo de um Sol radiante, com o mar azul típico da Ilha da Madeira e quase sempre acompanhadas de umas "fresquinhas"... No final das pesagens, o pescado foi entregue/doado à Santa Casa da Misericórdia da Calheta.
        Para a segunda jornada do CRM previa-se mar mais agitado, mais peixe e menor visibilidade. Assim, novamente pelas 0830 os atletas voltaram a juntar-se, desta vez no Seixal. As condições, pouco habituais para uma jornada de pesca-submarina na Madeira, apresentavam-se algo duras, com uma temperatura de 17 graus, visibilidade entre os 1,5 e os 10 metros, vento moderado e mar com força de NW.
ÁS 0900 foi dado o início da segunda jornada do e consequentemente ao Troféu João Borges, esta última prova a contar para a Taça de Portugal da modalidade. Com o passar das horas era percetível que iria sair menos peixe que no dia anterior e que um simples peixe poderia fazer muita diferença, uma vez que com duas horas de prova uma boa parte dos atletas não tinha peixe ou então contavam com uma a duas peças. Realmente as previsões confirmaram-se, apenas ficou a faltar o peixe..... No final das cinco horas, havia alguns enfiões mais compostos, distinguiam-se o do Diamantino Dias, o do Élvio Santana, o do Paulo Silva, o do Rogério Santana e ainda o do Daniel Camacho com um belo exemplar de peixe cão.
Após a saída da água e a entrega do pescado, os atletas usufruíram das magníficas instalações do Clube Naval do Seixal (CNS), e após um magnífico banho de água quente, assistiram às pesagens. No decorrer das pesagens os atletas puderam ver, mexer e apreciar os prémios a sortear.
No final das pesagens, e no meio de alguma dúvida sobre o atleta vencedor do dia, todos os atletas presentes, organização e familiares foram presenteados com um surpreendente e reconfortante almoço, oferecido por o CNS. Durante o almoço muito se falou de pesca-submarina e dos peixes perdidos..... com o Paulo Silva a liderar as histórias e uma boa parte da mesa!
De seguida foram atribuídas as classificações, sorteados os prémios e efetuado um discurso de agradecimento pela organização e entidades envolvidas.
As classificações finais:


        O maior exemplar, uma preguiçosa capturada no primeiro dia com 1,900 kg coube também ao Paulo Silva.
         Realça-se os apoios do Clube Naval do Seixal, do Centro Treino Mar, do Clube Naval do Funchal, da SPOT Freedive, da FCM Soluções de Publicidade Lda. e da Autoridade Marítima Local, bem como os patrocínios da Tarpon, do Hugo Silva, da SparusSub, da Beuchat e do Paulo Nóbrega, finalmente a disponibilidade, rigor e apoio do Diretor de Prova, o Sr.º Rui Sousa.
 
 
 Obrigado ATLETAS.

 
CNOCA,
Hugo da Guia
 

1 comentário:

  1. Parabéns a todos os participantes e em especial à malta do CNOCA pela sua excelênte prestação.

    Abraço

    Nuno Rosado

    ResponderEliminar