NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CAÇAR AO BURACO EM S. MIGUEL

A caça submarina nas ilhas, para uma boa parte dos felizardos dos seus habitantes, resume-se muitas vezes à caça no azul, espera e caída, podendo estas render, nas alturas de águas quentes, alguns troféus como lírios, serras, bicudas ou anchovas. Talvez por isso, muitos dos caçadores desta ilha não estejam habituados à caça de inverno, com águas mais frias e onde terá de se dar mais importância à caça ao buraco.
Em algumas partes da ilha, podem-se encontrar boas zonas de pedra com bom potencial para encontrar sargos, safios, abróteas e moreias, embora, tirando as últimas que são bastante numerosas, ache que a densidade populacional de safios e abróteas é menor do que nas boas zonas de buraco do continente. Já quanto a polvos e santolas, confesso que tem sido uma completa desilusão. Posso dizer-vos que ao longo de um ano e mais de 50 saídas de mar, terei apanhado 3 ou 4 polvos e julgo que duas santolas. Na ilha existe um conjunto considerável de mariscadores que se dedicam à apanha destas duas espécies durante todo o ano e, nomeadamente nos polvos, consideram que os mais pequenos são os mais saborosos.
O espírito do “ir ao mar sempre que possível, mesmo que não implique grandes caçadas” tem-me valido alguns bons safios, o maior deles de 11kg e outras quantas boas abróteas. Lembro o dia em que após ter emprestado a minha segunda arma (omer 82) ao jovem que tinha ido caçar comigo, arpoei um safio que deveria ter perto de 20 kg num buraco a 11m com a 100 e desesperei pela possibilidade de lhe dar o segundo tiro. Após muita luta, o fio do arpão partiu-se e o bicho foi morrer para o fundo do buraco com o meu arpão. Acreditem que quando cheguei a terra e vi o companheiro a apanhar sol, tive vontade de lhe dar umas bordoadas… No entretanto, não desisti e uns três meses depois tirei do mesmo buraco outro com 7kg.

Assim, há que continuar a ir ao mar sempre que possível, aguardando pelo encontro com um badejo (meros vê-se alguns mas a lei não deixa apanhar) ou com um daqueles buracos de xaréus que se vê nos filmes. Falta ainda referir, da caça ao buraco, um dos belos pitéus que se podem encontrar nesta ilha que são os cavacos. Acreditem que um bichinho destes pode tornar uma bela caçada numa continuação ainda melhor à mesa.


Boas caçadas,
Rogério Santana

10 comentários:

  1. Boa descrição! Agora, aqui pelo continente pesca só mesmo no prato ou na internet.
    Esse fatinho camuflado é que ainda não te conhecia...

    Continuação de boas caçadas e um abraço

    ResponderEliminar
  2. Por acaso até conhecias. Usei a 1ª vez contigo na foz.E essa abrótea foi apanhada a semana passada na quarta incursão a um buraco onde o vi à primeira. Há que insistir.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa caçada parabens! Não conhecia o seu blog esta mt bom veja o meu: http://azoresub-bluewater.blogspot.com/
    Continuaçao de boas caçadas

    ResponderEliminar
  4. Boas!

    Mais de 50 saídas de mar.... deve estar em forma!

    O pessoal do continente que se prepare.


    Cumprimentos,

    Hugo da Guia

    ResponderEliminar
  5. Então? O pessoal anda a escrever pouco...
    Anda tudo na água ou já nem se lembram de como é?
    Eu por aqui vou apanhando umas abróteas, vejas e garoupas, enquanto a água não aquece.
    Tenho-me é esquecido da máquina.
    Se me lembrar este fim-de-semana levo a máquina comigo a ver se ponho qualquer coisa por aqui.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Há quinze dias fui dar um mergulho a Cascais com o Cadete Guerreiro e um amigo. Foi bom porque já não molhava o fato há quase 4 meses, mas de capturas nada que seja de registar: um bom polvo, um choco e 4 bruxas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Pouca água e quando o mar permite "os restos" da constipação impedem os robalos grandes!
    Esta semana vou tentar a minha sorte, aceita-se companhia!
    Ontem o mar deu uma aberta mas só fui a sesimbra fazer umas apneias. Má leitura das previsões (e já vão duas este ano!)Ó pessoal não custa nada mandar uma sms a dizer que o mar tá bom aqui ou ali;)

    ResponderEliminar