.
Decorreu ontem, dia 16 de maio, o Campeonato Regional de Pesca-submarina - Madeira 2021 e a atribuição do Troféu de Pesca-submarina do Dia da Marinha 2021. A organização deste evento deu-se por iniciativa do sócio atleta Pedro da Guia, o qual, por o calendário de provas da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS) não contemplar nenhuma prova na Região Autónoma da Madeira (RAM), desenvolveu o projeto que levou à candidatura oficial do Clube Náutico dos Cadetes e Oficiais da Armada.
Assim, em parceria com a
Associação de Natação da Madeira (associação territorial da FPAS na RAM) e o Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz, bem como com o apoio de diversas
instituições, empresas/particulares e pessoas a título individual, nos últimos
2 meses afinou-se o plano e garantiram-se os pilares essenciais ao evento.
A prova do passado domingo realizou-se sob condições favoráveis para a prática da modalidade, embora não seja muito
habitual na RAM efetuar pesca-submarina com a meteorologia e oceanografia
presentes. Os atletas contaram com ondulação até 1 metro de NE, vento com cerca
de 13 nós da mesma direção e visibilidade entre os 3 e os 15 a 20 metros,
dependendo do local da zona de prova.
Tendo os atletas comparecido à hora marcada, procedeu-se à reunião técnica/arbitragem e ao processo de acreditação dos mesmos. Simultaneamente, face à situação pandémica que vivemos, foi medida a temperatura corporal de todas os atletas e preenchido o termo de responsabilidade previsto nas orientações da Direção Geral de Saúde e no Plano de Contingência Específico para o Campeonato.
Em paralelo, as embarcações de apoio ao Plano de Prevenção, Segurança e Emergência foram colocadas na água e acertados aspetos de pormenor ao nível das comunicações e outros.
Após os 29 atletas inscritos se terem equipado e tirado a habitual fotografia da praxe, os atletas entraram na água por forma a ser dado o “tiro de partida” às 0917. Nas 5 horas seguintes os pescadores-submarinos, dividindo-se para Este e Oeste do porto de abrigo do Porto Moniz, deram o seu melhor na tentativa de capturar exemplares válidos.
Os nossos 5 atletas, Rogério Santana, Hugo da Guia, Pedro da Guia, Tiago Mota e Mário Andrade, optaram por pescar na zona mais a Este, em concreto entre o porto de abrigo e os Ilhéus da Ribeira da Janela (limite Este da zona de prova), e em cotas entre 1 e os 18 metros de profundidade.
O Rogério acabou por capturar 3 peixes (2 válidos), o Hugo da Guia 7 (5 válidos), o Pedro da Guia 2 (válidos), os quais foram apanhados logo nos primeiros 50 minutos tendo depois passado o resto da prova sem qualquer peixe, o Tiago Mota 8 (válidos) e o Mário Andrade 3 (2 válidos), um dos quais um fura-vasos, espécie não contemplada.
Face às condições presentes e à extensão da zona prova, foi notório o esforço de alguns atletas para chegarem em tempo ao porto no final das 5 horas de prova. Foram vários os pescadores que pescaram no limite Este, ou seja, a mais de 1.400 metros do local da partida. São exemplos disso o Hugo da Guia, o Rogério Santana e por fim o Pedro da Guia, bem como o Diamantino Dias do Estoril Praia – Marisco da Praça.
No final evidenciaram-se algumas pescas e exemplares de bom porte, ficando claro que os lugares individuais do pódio seriam discutidos entre 4 a 5 atletas.
Após a entrega do pescado os
competidores foram brindados com uma boa e reconfortante refeição, aproveitando-se o
momento para a entrega da camisola e t-shirt alusivas ao evento.
Posteriormente iniciaram-se as
pesagens, as quais sob um forte registo fotográfico, tiveram a melhor atenção
da audiência. Foram vários os atletas que viram alguns dos seus exemplares cair por algumas
gramas na balança, outros foram mais felizes, tendo havido também quem fosse
alvo de penalização por uma avaliação errada no peso das suas capturas.
Enquanto assistiam, os atletas partilharam os seus melhores momentos, os mais
difíceis, conviveram e certamente também contaram algumas mentiras, não fossem
eles pescadores.
Seguiu-se a entrega de TODO o pescado à instituição de solidariedade social, o Lar de Idosos do Porto Moniz – Fundação Mário Miguel, o qual, na pessoa da sua diretora, agradeceu o importante e significativo gesto.
De seguida deu-se a apresentação das classificações e entrega dos prémios, tendo por fim sido sorteado, de forma muito animada e na presença do Presidente da Câmara do Porto Moniz, mais de 20 brindes. Salienta-se a entrega do Troféu de Pesca-submarina do Dia da Marinha 2021 - Maior Exemplar ao atleta Henrique Martins, pela captura de um majestoso badejo com 6,445kg, e o Troféu Matthias Sandeck - Melhor Exemplar (por nomeação dos atletas e em homenagem ao atleta da seleção nacional falecido no último europeu da modalidade) ao atleta Cláudio Vieira, pela captura de um magnífico serra (serrajão) com mais de 4,4 kg.
Agradece-se publicamente aos
nossos 5 atletas, os quais, com um esforço pessoal enorme, se deslocaram dias
antes para a Madeira, e sob condições de mar difíceis tentaram reconhecer a zona
de prova e adaptar-se a um mar e espécies muito diferentes das que estão
habituados a pescar. Com despesas assumidas pelos próprios, contaram com a
hospitalidade única e imprescindível do sócio atleta Pedro da Guia, atualmente residente na Ilha
da Madeira, e de um camarada de Marinha em serviço na RAM. OBRIGADO.
Realça-se ainda o contributo desta prova para a ciência e investigação, através da disponibilização à Secretaria Regional de Mar e Pescas dos dados morfométricos (comprimento e peso) das espécies capturadas por atleta, que juntamente com outra informação recolhida se destina à caraterização da pesca lúdica, em específico da modalidade em causa.
Obrigado a todos, obrigado aos atletas.