NOVIDADES

SEGURANÇA: http://vimeo.com/2060317
Agenda:

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Troféus de Junho

Há uns tempos que me tinha comprometido com o Mourinha a vir aqui escrever qualquer coisa...

Como sabem os mais atentos, participei no Campeonato Regional Açores em Abril, mas como a participação não foi grande coisa e também porque acabei por ficar sem fotografias do evento, nem cheguei a fazer a "reportagem".

No entretanto, quem porfia acaba por ter uns encontros interessantes e foi o que me aconteceu nos dois últimos fim-de-semana de Junho, a antever um verão que espero traga mais alguns troféus. Com o aquecimento das águas (ontem já marcava 20º e espero uns 22-23 daqui a um mês), os peixes maiores começam a ir aparecendo por aqui e pode começar-se a sonhar encontrar uma boa anchova, lírio, serra ou xaréu.

Em mais uma manhã passada nas imediações do molhe de Ponta Delgada, um dos melhores spots da costa sul de S. Miguel, onde se pode caçar dos 0 aos 18m e ver uns lírios, xaréus ou mesmo umas serras, quando estou a caçar à índio a uns 8m junto aos tetrápodes, passa-me por baixo das taínhas este belo exemplar de xaréu que viria a pesar 6,5kg. Tive a noção que se o tiro não fosse mortal, o peixe iria provávelmente pelo meio dos tetrápodes abaixo e lá se ia um arpão, mas óbviamente valia a pena correr o risco. A minha 90 com 2 elásticos de 16 portou-se lindamente e o tiro atrás do olho a saír na bochecha contrário deixou o peixe sem "pestanejar".



Na semana seguinte, aproveitando um belo dia de sol, dirijo-me à costa norte para fazer uma caçada na praia dos moínhos, um dos meus spots preferidos para os encontros com as anchovas, que elas já por aí andam. Ao longo do mergulho, vi-as por 3 vezes tendo inclusívé falhado um tiro escandaloso a um belo animal. Quando estava perto do fim do mergulho, eis que me aparece a bela anchova da foto (veio a pesar 6,9kg), confiante a entrar, tendo o tiro da 110 entrado atrás da cabeça e saído quase junto ao rabo. Estava batido o meu record de peso de anchovas e cumprido o objectivo do dia. É escusado dizer que regressei à praia com um sorriso de orelha a orelha.

Resta agora aproveitar o resto do verão para mais algum encontro que ocorra, pois a partir de Outubro estou de volta ao “contnente” e à realidade da pescasub em Portugal.


Abraço, boas férias e boas caçadas.

Rogério Santana

2 comentários:

  1. Belos peixes e bons relatos! Estás de parabéns mais uma vez grande Santana! Vai aproveitando que aqui as espécies e as águas são outras...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Belos exemplares. Parabéns!

    Embora eu também esteja em atraso acho que devia colocar um post acerca do Regional dos Açores 2011 (agora com isto a funcionar, o meu vai sair nos próximos dias acerca do Nacoinal de Promoção).

    Para o ano não há "desculpas", conto consigo para o regional (ou o que vier no seu lugar), Troféu do Dia da Marinha e o IX Encontro do CNOCA.


    Cumps,

    Guia

    ResponderEliminar